Conteúdo Principal
Publicado em: 09/02/2024 - 09h16 Atualizado em: 09/02/2024 - 13h17 Tags: Conciliação, Inscrições, Cadastramento

Conciliação: cadastramento para preenchimento de vagas de Conciliador Ativo começa dia 19

Conciliador Ativo

No período de 19 a 23 de fevereiro/2024 acontecem as inscrições para preenchimento de vagas de Conciliador(a) Ativo(a), com base no projeto-piloto da Start Up da conciliação. São oferecidas 80 vagas, sendo 40 para conciliador(a) ativo(a) e mais 40 para suplentes. 

O processo foi disciplinado por meio do Edital nº 001/2024 do Tribunal de Justiça da Paraíba. A inscrição deverá ser realizada exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no endereço: https://forms.gle/EpikaajAAkpxsWCY6.

Ainda dentro das ações do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB (Nupemec), coordenado pelo desembargador José Ricardo Porto, foram abertas, neste início de ano, cinco turmas para a formação de novos conciliadores. Segundo a previsão do coordenador adjunto do Núcleo, juiz Jaílson Suassuna, serão capacitadas em torno de 240 pessoas, todas com curso habilitado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O magistrado também informou que está em fase de conclusão o curso de instrutor de conciliação, tendo em vista que o Tribunal possui, atualmente, apenas um instrutor e que após a formação serão 25 instrutores. A formação representa um significativo avanço na política de conciliação no âmbito dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs)  do Poder Judiciário paraibano, segundo pontuou o juiz Jailson Suassuna.

“Esses cursos representam um avanço extraordinário para os Cejuscs, pois a gestão do Presidente João Benedito está aumentando o quantitativo de conciliadores de 13 para mais de 250. Nós estamos elevando a política conciliatória a outro patamar, porque teremos todos esses conciliadores treinados atuando em todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do estado”, realçou.

Por Lila Santos

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611