Conteúdo principal

Ouvidor do TJPB participa do 5º Encontro Nacional de Ouvidores Judiciais em Natal

O ouvidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador José Aurélio da Cruz, participou do 5º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), que aconteceu entre os dias 26 e 27 de setembro, na cidade de Natal-RN. O Cojud contou com a presença de ouvidores dos 27 Tribunais de Justiça do País, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares. 

O evento privilegiou a discussão de ações adotadas pelas ouvidorias dos tribunais, a fim de trazer mais efetividade às rotinas administrativas, na busca de identificação de problemas e no encontro de soluções. De acordo com o desembargador José Aurélio da Cruz, a intenção o Colégio de Ouvidores Judiciais foi compartilhar práticas adotadas nas instituições judiciais, permitindo que se avalie a possibilidade da aplicação das rotinas de trabalhos, observando a realidade de cada Estado.

Foram debatidos temas como ‘A Ouvidoria no Ministério Público e As Ouvidorias em tempo de redes sociais: Que caminhos a seguir?’, além de apresentações de boas práticas adotadas nos tribunais. Ainda no evento, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Altair Lemos Júnior, foi reeleito como presidente do Colégio de Ouvidores Judiciais.

No final do evento foram definidos os locais para os próximos encontros. O Regional do Norte e Centro-Oeste acontecerá em Roraima, enquanto o do Sul, Sudeste e Nordeste ocorrerá no Piauí, com previsão para junho de 2020. Já o encontro nacional acontecerá em outubro do ano que vem e será sediado no estado Paraná. 

Por Marcus Vinícius/Ascom-TJPB